Yazbek (2008) afirma que a política social brasileira encontra na Constituição Federal de 1988 uma nova arquitetura institucional e ético-política. Nessa linha, compreende-se que o desenvolvimento da política social
- A. parte de interesses que são neutros, na medida em que o Estado mantém total autonomia em relação à sociedade.
- B. faz parte de um conjunto de iniciativas públicas e privadas que objetivam realizar no âmbito da esfera privada a inclusão em serviços e renda.
- C. organiza-se de forma a ter como foco de intervenção a cobertura das situações de vulnerabilidade social, ficando sob a responsabilidade do mercado a equalização de oportunidades e o consequente combate à pobreza com vistas à melhoria da qualidade de vida.
- D. refere-se sempre a relações sociais concretas e como parte das respostas que o Estado oferece às expressões da questão social, situando-se no confronto de interesses de grupos e classes sociais.
- E. exige, sob a ótica da cidadania uma abordagem que estabeleça medidas de gestão da pobreza nas quais a solidariedade e o exercício da responsabilidade social devem se constituir como referência para essa medição.