Biologia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Os professores de ciências naturais se deparam com grandes dificuldades no ensino de jovens dos 3º e 4º ciclos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais debatem as metodologias que podem ser empregadas para uma melhoria no nível de ensino. Assinale a alternativa correta em relação a esse parâmetro abordado:
As teorias científicas, por sua complexidade e alto nível de abstração não são passíveis de comunicação direta aos alunos de ensino fundamental, portanto torna-se necessária a retirada desse conteúdo programático, pois os alunos não são capazes de construir suas competências.
São inúmeras as pesquisas buscando contribuir para o ensino que investigaram como crianças e jovens pensam sobre os diferentes conteúdos e elaboram idéias científicas. Como solução apresentada nessas pesquisas está a mobilização de conhecimentos adquiridos pela vivência e pela cultura do jovem relacionando aos conteúdos de aprendizagem ministrados na escola, trazendo o conteúdo social do aluno a realidade da aprendizagem escolar
Torna-se, de fato, difícil para os estudantes apreenderem o conhecimento científico que, muitas vezes, discorda das observações cotidianas e do senso comum; por isso o professor só deve trabalhar em sala de aula conceitos que sejam compatíveis com a realidade do aluno, situar o aluno neste confronto é necessário para o total entendimento do assunto.
A abordagem dos conhecimentos por meio de definições e classificações que devem ser memorizadas pelo estudante não contraria as principais concepções de aprendizagem humana, pois essa é a maneira pela qual o arcabouço teórico das Ciências foi construído, devendo ser ensinadas sob esta abordagem
Buscando superar a abordagem fragmentada das Ciências Naturais, diferentes propostas têm sugerido o trabalho com temas que dão ênfase aos conteúdos que permitem uma abordagem puramente subjetiva das disciplinas científicas, desde que não se trabalhe a interdisciplinaridade,
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