"Nos últimos vinte anos, através de pesquisa, tem-se legitimado e provado que os alunos não chegam em branco a cada nova situação de aprendizagem escolar, mas que possuem esquemas de conhecimentos prévios".
(Laura Fumagalli, In Didática das Ciências Naturais - cap. 1, pág. 22)
Segundo o texto
as concepções espontâneas constituem representações da realidade sem coerência e são abandonadas ao serem confrontadas com os conceitos adquiridos na escola.
os conhecimentos prévios constituem representações da realidade e neles articulam-se apenas os conhecimentos construídos espontaneamente na prática extra-escolar.
as concepções espontâneas são persistentes por mais que as atividades escolares de aprendizagem procurem modificá-las.
os conhecimentos prévios constituem representações da realidade e neles articulam-se tanto conceitos construídos no meio escolar como outros, construídos espontaneamente na prática extra-escolar cotidiana.
os conhecimentos prévios constituem sistemas de interpretação e de leitura a partir dos quais as crianças conferem pouco significado às situações de aprendizagem escolar; por isso é desnecessário estruturar o ensino considerando as concepções espontâneas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...