Os ecólogos definem o clímax de uma comunidade como a última instância de desenvolvimento após diversos estágios de sucessão. Assim sendo, é possível identificar a chegada do clímax quando:
- A. o acréscimo de novas espécies e/ou a exclusão de espécies já estabelecidas não mais provocam mudanças no ambiente da comunidade, exceto em detalhes menores.
- B. as teias alimentares estabelecidas forem funcionais a ponto de a taxa de crescimento da população de uma presa limitar a taxa de crescimento da população de seu respectivo predador.
- C. as espécies de plantas estabelecidas apresentam características como grande número de sementes, rápida taxa de crescimento e baixa tolerância à sombra.
- D. as espécies encontrarem-se em equilíbrio harmônico, de forma que os mecanismos de competição interespecífica tornam-se ausentes, mesmo quando ocorre uma perturbação no habitat.
- E. as espécies encontrarem-se em equilíbrio harmônico, de forma que os mecanismos de competição interespecífica tornam-se ausentes, mesmo quando ocorre uma perturbação no habitat.