A respeito da tecnologia do DNA recombinante e suas técnicas e aplicações, assinale a opção correta.
A terapia gênica envolve a substituição de um gene defeituoso ou mutado por outro do tipo selvagem ou sem mutação. Tal processo requer o uso de um vetor viral, e deve sempre ser realizada in vivo, diretamente na célula alvo do indivíduo a ser tratado, para evitar perda do vírus.
O southern é uma técnica que detecta fragmentos de DNA, podendo ser utilizada para averiguar, por hibridação com uma sonda radiotivamente marcada, a presença tanto de grandes rearranjos cromossômicos, quanto de mutações pontuais, de apenas um par de bases nitrogenadas.
Na técnica de PCR, para que seja possível a detecção de três isoformas distintas de um mesmo gene, a partir de um único par de primers (iniciadores), basta que eles se anelem a uma sequência que seja comum a todas as isoformas.
As enzimas de restrição, ou endonucleases, permitem que um gene seja clonado em um vetor, porém não permitem a ligação de mais de dois fragmentos, como por exemplo, dois insertos e um vetor.
Para se obter uma biblioteca genômica é preciso submeter o genoma do organismo de interesse a uma digestão com uma enzima de restrição e, em seguida, clonar individualmente os diversos fragmentos em um vetor desejável.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...