A engenharia genética, também chamada de tecnologia do DNA recombinante, é um conjunto de técnicas que permite aos cientistas identificar, isolar e multiplicar genes dos mais diversos organismos. Sobre engenharia genética, assinale a afirmativa INCORRETA.
Nos plasmídios bacterianos há uma região de origem de replicação semelhante a do cromossomo bacteriano, o que permite que ele se duplique e seja distribuído para as célulasfilhas no momento da divisão celular.
Genes saltadores ou transpossomos são genes com propriedades para resistência a antibióticos e que passam de uma molécula de DNA para outra.
Os genes de um fago são semelhantes aos genes da célula hospedeira, de modo que as enzimas da bactéria, responsáveis pela transcrição do DNA, não os distinguem dos genes bacterianos e passam a transcrevê-los.
As principais ferramentas empregadas na tecnologia do DNA recombinante são as enzimas de restrição que tem a propriedade de cortar o DNA em pontos específicos.
Em um experimento de engenharia genética, pesquisadores introduziram em células bacterianas uma sequência de DNA ativo, responsável pela produção de insulina humana. Porém, a síntese desse hormônio não foi possível porque excetuando-se a referida sequência de DNA, as bactérias não apresentam os componentes necessários à síntese de proteínas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...