Para sistemas ou soluções alternativas coletivas de abastecimento de água para consumo humano, supridos por manancial superficial e subterrâneo, as análises devem ser de acordo com parâmetros exigidos nas legislações específicas, sendo correto afirmar que
- A. o cloro residual livre é estável por 12 h e a amostra coletada pode ser mantida sob temperatura ambiente e analisada por método colorimétrico de N, N-dietil-p-fenilenediamina.
- B. recomenda-se a análise de clorofila-a no manancial, com frequência anual, como indicador de potencial aumento da densidade de cianobactérias.
- C. os métodos eletrométricos para determinação de oxigênio dissolvido são exclusivos para análise, diretamente, no corpo dágua, não podendo ser executado com amostras coletadas em recipientes.
- D. dentro do padrão organoléptico de potabilidade, estão previstos valores máximos permitidos de muitos compostos, incluindo amônia e surfactantes, além de limite de intensidade de gosto e odor.
- E. a água potável deve estar em conformidade com o padrão organoléptico de potabilidade e, no sistema de distribuição, seu pH deve ficar na faixa de 6,0 a 7,5.