Teixeira e Valle (1996) conceituaram biossegurança como um conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando a saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados. Em um laboratório de microbiologia, a biossegurança se aplica desde a avaliação dos riscos até as medidas de controle e proteção. No que se refere a biossegurança em laboratórios de microbiologia, assinale a opção incorreta.
O mapeamento de riscos em um laboratório de microbiologia deve estar a cargo da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA).
O mapeamento de riscos é feito levando em conta os grupos de riscos ocupacionais, os quais são indicados por cores. Por convenção, o grupo 1, cor marrom, indica riscos físicos, por exemplo: calor, frio, vibrações e radiações. O grupo 3, cor verde, indica riscos biológicos, como vírus, bactérias e fungos infecciosos.
Nos laboratórios em que são manuseados agentes infecciosos, devem ser previstos requisitos de segurança específicos, denominados níveis de contenção física, classificados, de acordo com o risco biológico, de 1 a 4, sendo o último o nível máximo de contenção.
Laboratórios classificados no nível máximo de contenção física devem ser construídos em área isolada e funcionalmente independente de outras áreas.
Cada laboratório de microbiologia deve estabelecer um plano para os procedimentos de emergência, fazendo a previsão das situações de emergência e indicando os procedimentos de segurança para cada situação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...