Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Sistema de Gestão Ambiental - SGA - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
A presença, em regiões oceânicas, de plataformas flutuantes, durante os processos de exploração ou perfuração de petróleo, implica a possibilidade de bioincrustação dessas estruturas, as quais atuam como atratores de organismos bentônicos. A presença da fauna bentônica incrustante nas plataformas pode fazer com que as mesmas acabem por agir como pontos de atração para organismos nectônicos, que vão até elas em busca de alimento. Esse impacto é avaliado como
positivo, pois irá trazer um aumento da diversidade da comunidade bentônica local, que, em geral, já é naturalmente muito rica junto à superfície marinha, em águas oceânicas.
positivo, pois irá trazer um aumento da diversidade da comunidade bentônica local, por meio da introdução de espécies exóticas que podem ser trazidas incrustadas nas plataformas, quando estas são trazidas de outras regiões para o local da atividade.
positivo, pois os peixes que irão se alimentar junto às estruturas poderão ser um importante recurso pesqueiro, bastando, para isso, que as embarcações de pesca peçam permissão ao empreendedor para atuar junto às plataformas.
negativo, pois irá trazer a possibilidade de introdução de espécies exóticas, o que pode provocar graves desequilíbrios ambientais.
negativo, pois os moluscos como mexilhões e ostras, que crescem incrustados nas plataformas, poderão ser contaminados pelos efluentes lançados por elas, o que impossibilita o seu aproveitamento econômico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...