Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - SGI - Sistema de Gestão Integrado - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Os sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho devem dedicar atenção à investigação e análise dos acidentes para entender o ocorrido e buscar melhorias na gestão dos recursos de que dispõe. Com esse propósito,
é imprescindível que exista, na técnica ou método utilizado, uma categoria de evidências que contemple o interesse e grau de participação de cada personagem nas mudanças de status do sistema que antecederam o acidente.
é necessário o domínio, por parte dos profissionais envolvidos, de técnicas aplicáveis para acidentes com perdas materiais, como Técnica de Incidentes Críticos Operacionais TICO, que utiliza metodologia semelhante àquela aplicada no HAZOP.
é producente, para os interesses da prevenção, em casos de acidentes com evidente problema de comportamento do operador, evidenciar, por meio de Análise Coletiva da Tarefa, a relevância dos erros de julgamento do trabalhador na causalidade de acidentes.
todos os incidentes deverão ser objeto da mais rigorosa apuração, fazendo com que a adequada responsabilização dos envolvidos, com participação ativa na rede de causalidade do evento, tenha caráter educativo junto ao coletivo de trabalhadores, inibindo comportamentos de risco.
a utilização do método da árvore de causas, que tem a atividade como unidade de análise, permitirá, com o suporte de um diagrama, obter uma representação da rede de causalidade do acidente investigado, obtida por meio do encadeamento lógico dos antecedentes de caráter permanente ou variações identificados na investigação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...