Originalmente, a Floresta Atlântica brasileira se estendia quase continuamente do estado do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, cobrindo uma área correspondente a 12% do país. Atualmente, restam apenas entre 5% e 10% dessa floresta, com situação especialmente crítica no nordeste brasileiro, onde restam apenas 2% da vegetação original, submetidos à severa pressão antrópica. De acordo com essas informações, assinale a opção correta.
A pemanência da maioria dos remanescentes de florestas em pequenas propriedades privadas, isolados e altamente impactados, tem resultado em mudanças previsíveis na estrutura e composição da comunidade vegetal e animal da Floresta Atlântica.
O fato de não ser possível encontrar onças pintadas nos ecossistemas de floresta atlântica brasileira indica que a espécie entrou em processo de extinção, desaparecendo até mesmo de fragmentos isolados que oferecem condições de sobrevivência.
Sabe-se que a extinção em fragmentos pequenos de floresta é um evento raro para espécies de pequenos mamíferos, sendo a sobrevivência da população de uma espécie independente de eventos de recolonização por serem capazes de cruzar a matriz entre os fragmentos ainda existentes.
Essa significativa redução de área combinada com o isolamento de uma matriz não florestal, tem causado alterações na dinâmica das populações, como a interrupção de processos ecológicos como polinização e dispersão de sementes em processos de sucessões ecológicas.
Fragmentos reduzidos, mesmo na total ausência de atividade de caça, têm conseguido manter a maioria das espécies de mamíferos, mesmo os que necessitam de áreas extensas para sobreviver, como frugívoros e predadores de grande porte.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...