Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NRR 5 - Produtos Químicos (Revogada pela Portaria MTE 191/2008) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A respeito dos riscos químicos, é correto afirmar que
na Higiene do Trabalho, a classificação dos gases tóxicos se dá em função de sua ação tóxica no organismo e redunda em três grupos: os irritantes, os anestésicos e os inertes.
aerossol é um termo específico para aerodispersoides com determinado comportamento aerodinâmico, constituídos exclusivamente por partículas sólidas dispersas em um meio gasoso, compreendendo as poeiras, os fumos e as fumaças.
na amostragem por absorção, o ar contaminado é forçado a passar, com vazão controlada, através de um tubo contendo um sólido poroso, geralmente carvão ativado ou sílica gel, na superfície do qual os gases e vapores são absorvidos.
entre os gases e vapores irritantes de ação sobre as vias respiratórias há aquelas substâncias que têm moderada solubilidade em água e, por isto, quando inaladas, podem penetrar mais profundamente nas vias respiratórias, produzindo sua irritação principalmente nos brônquios.
são considerados asfixiantes químicos aquelas substâncias que, ao ingressarem no organismo, interferem na perfeita oxigenação dos tecidos em face da grande afinidade que possuem com a hemoglobina, como os gases hélio, metano e acetileno.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...