Oito meses após o início da operação de um aeroporto de grande porte e com alto fluxo de aeronaves, foram observadas alterações na diversidade e na composição da comunidade de insetos de um fragmento de mata contíguo ao aeroporto. Inicialmente, os insetos voadores adultos eram representados por 32 espécies, com uma equitatividade (índice de Pielou) igual a 0,94. Após os oito meses, o número de espécies caiu para 28 e o índice de equitatividade para 0,62. Com base nessas informações, pode-se admitir que
a forte iluminação das pistas próximas ao fragmento de mata causou aumento das taxas reprodutivas de algumas espécies, mantendo-se a mesma proporção numérica entre os indivíduos das diferentes espécies.
os gases poluentes e material particulado causaram aumento das taxas de mortalidade das espécies da comunidade, em proporções semelhantes.
a forte iluminação das pistas próximas ao fragmento de mata causou aumento das taxas reprodutivas de algumas espécies e da riqueza específica da comunidade.
os gases nitrogenados, óxidos de enxofre e monóxido de carbono, produzidos pela queima do combustível das aeronaves e lançados na atmosfera, promoveram a dominância de poucas espécies resistentes.
os poluentes lançados na atmosfera e a forte iluminação das pistas próximas ao fragmento de mata causaram aumento das taxas de mortalidade das espécies, em proporções semelhantes.
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