O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde a principal causa de morte por doença evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta (1 bilhão e 200 milhões de pessoas) sejam fumantes. Dados indicam que crianças filhas de mães fumantes têm, ao nascer, peso médio inferior ao de crianças filhas de mães não-fumantes. Sobre esse fato, um estudante atento de biologia fez as seguintes afirmações.
I. O cigarro provoca maior concentração de monóxido de carbono (CO) no sangue e provoca constrição dos vasos sanguíneos da fumante.
II. O CO se associa à hemoglobina formando a carboxiemoglobina, um composto quimicamente estável que favorece a ligação da hemoglobina ao oxigênio.
III. O oxigênio, ligado à hemoglobina, fica indisponível para as células e desse modo o sangue materno chega à placenta com taxas reduzidas de oxigênio.
IV. A constrição dos vasos sanguíneos maternos diminui o aporte de sangue à placenta, e desse modo reduz-se a quantidade de oxigênio e nutrientes que chegam ao feto.
V. Com menos oxigênio e menos nutrientes, o desenvolvimento do feto é mais lento, e a criança chegará ao final da gestação com peso abaixo do normal.
Sabendo-se que a afirmação I está correta, então podemos afirmar que:
afirmação II também está correta, mas esta não tem por consequência o que está contido na afirmação III;
as afirmações II e III também estão corretas, e ambas têm por consequência o que está contido na afirmação V;
a afirmação IV também está correta e tem por consequência o que está contido na afirmação V;
a afirmação III também está correta, mas esta não tem por consequência o que está contido na afirmação V;
as afirmações II, III e IV estão corretas, e têm por consequência o que está contido na afirmação V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...