O loco gênico que codifica o sistema ABO é polimórfico e sua expressão pode determinar quatro fenótipos diferentes de grupos sangüíneos: A, B, AB e O. Essa designação é dada em função do antígeno presente na superfície das hemácias. Sobre os grupos sangüíneos, assinale a alternativa INCORRETA.
O teste de Coombs indireto identifica a presença de imunocomplexos nas hemácias humanas. Ele consiste na adição, a hemácias lavadas de um indivíduo, de um anti-soro policlonal contendo anticorpos contra imunoglobulinas e componentes do complemento humano.
Soros contendo anticorpos monoclonais específicos para os antígenos A, B e AB podem ser obtidos a partir de culturas de hibridomas murinos, que podem reagir com diversos subgrupos de A e B.
O gene H codifica a produção da enzima H-transferase, que adiciona L-fucose à G-galactose, gerando o antígeno H, que é a substância necessária para a produção e conseqüente expressão dos antígenos A e B.
Os antígenos A, B e H diferem somente em sua porção glicídica terminal. O alelo IA codifica a adição da Nacetilgalactosamina, enquanto o alelo IB codifica a adição da D-galactose na proteína H.
A concentração do antígeno H é maior nos indivíduos que apresentam tipo sangüíneo O do que naqueles que possuem tipo sangüíneo AB.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...