Em uma aula prática de extração de DNA, o professor orientou os alunos a colocar, em um saco plástico, dois ou três morangos, cinco gotas de detergente, uma pitada de sal de cozinha e um pouco de água morna. Após a realização desse procedimento, os alunos maceraram e depois filtraram o conteúdo do saco plástico. Sobre o conteúdo filtrado, foi colocado o mesmo volume de álcool gelado, adotando-se o devido cuidado para que se formasse uma fase sobre o filtrado. Após alguns minutos, o DNA saiu do filtrado e passou para a fase do álcool.
Nessa situação, a adição do sal no início do experimento visaaglutinar e unir o DNA e então formar uma massa filamentosa esbranquiçada.
facilitar a homogeneização dos morangos.
impedir que o complexo DNA-Histonas se enovele.
dificultar a migração das moléculas de DNA para o detergente.
romper a bicamada lipídica da membrana celular e, com isso, separar as moléculas de DNA do resto do suco citoplasmático.
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