Em uma cena de determinado crime, manchas de sangue são vestígios de grande importância para a elucidação do ocorrido no ambiente. Essas manchas podem estar diluídas, invisíveis a olho nu ou em superfícies escuras, sendo assim detectadas por meio da utilização de reagentes especiais. No que se refere aos testes utilizados em uma amostra de sangue, assinale a alternativa correta.
- A. A utilização de reagentes, na detecção de possíveis amostras de sangue em local de investigação, não causa degradação do DNA a longo prazo, estando essas amostras disponíveis a qualquer tempo para nova análise.
- B. O sangue exposto ao ambiente está sujeito a uma série de processos de degradação, porém na hemoglobina não ocorrem modificações, sendo possível a identificação do sangue.
- C. Os testes presuntivos, também denominados testes de orientação, utilizados para a detecção de sangue, têm como princípio uma reação de oxidação de determinado indicador por um agente oxidante, catalisada na presença de sangue.
- D. O luminol (3-aminoftalidrazida) é um teste de baixa sensibilidade, e não é recomendado o respectivo uso em superfícies não absorventes e em tecido de algodão.
- E. Para um teste de triagem, dos testes presuntivos de cor a benzidina é o reagente que apresenta menor sensibilidade, devendo ser evitada.