Devido à grande heterogeneidade dos tipos de moléculas que podem funcionar como anticorpos, é comum designá-las pelo termo genérico imunoglobulinas. Essas moléculas possuem peso molecular que varia em torno de 150.000 kD. Sobre as imunoglobulinas, é correto afirmar:
A papaína pode agir sobre a IgG separando-a em dois fragmentos Fab idênticos, que formam com o antígeno um complexo insolúvel, e um fragmento Fc que não se combina com o antígeno.
Na região em dobradiça da IgG há um grande número de resíduos de alanina. A alanina impede a configuração helicoidal normal e mantém essa região da cadeia polipeptídica distendida e acessível às enzimas proteolíticas.
A separação das cadeias polipeptídicas constitutivas dos anticorpos pode ocorrer pela associação de excesso de reagente capaz de romper ligações dissulfeto em conjunto com diminuição do pH.
As imunoglobulinas possuem pequenas faixas de mobilidades eletroforéticas dentro de cada classe devido às diferentes cargas livres nas diferentes moléculas.
Secreções seromucosas como saliva, lágrimas, suor e colostro, entre outras, são ricas em IgE, que são anticorpos capazes de inibir a aderência dos microorganismos por eles recobertos às células da mucosa e de ativar a via alternativa do complemento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...