Os grandes centros urbanos são responsáveis pela produção diária de toneladas de resíduos de origem doméstica. Para amenizar o descarte desses resíduos, uma das técnicas utilizadas é a construção de aterros sanitários. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
O interior do aterro sanitário não necessita de nenhum sistema de drenagem de gases que possibilite a coleta do metano, gás carbônico e água (vapor), evitando, assim, acidentes provocados pela decomposição dos resíduos.
Um aterro sanitário é uma área designada ao acomodamento exclusivo de lixo residencial, para não haver a mistura com outros resíduos de origens diferentes
A operação segura de um aterro sanitário envolve empilhar e compactar o lixo, para que ocupe o mínimo espaço possível, e cobrir o lixo diariamente com uma camada de material impermeável, para diminuir a liberação de gases mal cheirosos bem como a disseminação de doenças.
A base do aterro sanitário deve ser constituída por um sistema de drenagem de efluentes líquidos percolados (chorume), que deve ser despejado num efluente para descarte deste resíduo.
No caso de alguns países, como o Brasil, a liberação dos gases dos aterros sanitários pode ter como recompensa financeira a compensação por créditos de carbono, conforme previsto no Protocolo de Kyoto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...