Para realizar atividades vitais, a célula microbiana requer um fluxo contínuo de energia, incluindo: biossíntese de componentes estruturais, como parede celular e membranas; síntese de aminoácidos, ácidos nucléicos e fosfolipídios; reparo e manutenção da célula; armazenamento de nutrientes e excreção de resíduos indesejáveis; desenvolvimento e reprodução; mobilidade e dispersão. Acerca da obtenção e utilização de energia pelos micróbios, assinale a opção correta.
As bactérias e os fungos, por apresentarem metabolismos semelhantes, não se diferenciam quanto às fontes de energia para ativar os diversos tipos de reações químicas.
As reações endergônicas são aquelas que liberam energia.
Na maquinaria celular, o ATP (adenosina trifosfato) é o composto de maior importância na transferência de energia. Ele é formado pela adição de fosfato a uma molécula de ADP, em um processo denominado fosforilação, que requer energia endergônica.
Nos fungos e nas bactérias, a fotofosforilação do ADP para se transformar em ATP se processa por meio da energia luminosa na presença de água.
Embora não seja utilizada pelos micróbios, a energia térmica é necessária para acelerar reações químicas, incluindo aquelas catalisadas por enzimas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...