Há várias características que permitem identificar um bom serviço de abastecimento de água potável, como a qualidade final da água, a quantidade de água potável disponibilizada, a cobertura do serviço de abastecimento, a continuidade do serviço de abastecimento, o custo pelo serviço e o controle operacional do mesmo. Por controle operacional do serviço de abastecimento de água potável entende-se:
- A. que a água deve estar disponível para toda a população, mesmo em sistema permanente de rodízio.
- B. que a água deve ter um custo razoável que permita à população o acesso a este serviço, independentemente de sua qualidade.
- C. que a água deve ser servida de maneira contínua, sem interrupções, durante as 24 horas de todos os dias da semana, em detrimento do custo do serviço.
- D. o controle da operação e a manutenção preventiva e corretiva do sistema de abastecimento de água para assegurar seu bom funcionamento.
- E. que o sistema de abastecimento de água deve ser capaz de distribuir volumes suficientes de água para satisfazer às demandas da população, mesmo que sem o devido controle de qualidade.