De acordo com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), os principais desafios para garantir a preservação e o uso racional dos recursos naturais da região incluem a definição de estratégia relativa a abastecimento urbano, aproveitamento energético, irrigação, navegação, piscicultura, dessedentação de animais, lazer e turismo em toda bacia; a resolução de conflitos entre a demanda para usos consuntivos e a insuficiência de água em períodos críticos; a implementação de sistemas de tratamento de esgotos domésticos e industriais; a racionalização do uso da água para irrigação no médio e sub-médio São Francisco; o estabelecimento de estratégias de prevenção de cheias e proteção de áreas inundáveis; e a definição de programas para uso e manejo adequado dos solos.
Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta.O assoreamento dos rios que compõem a bacia hidrográfica do rio São Francisco é um dos motivos para que o CBHSF proponha a definição de programas para manejo e uso adequado do solo.
Os impactos da atividade humana na bacia hidrográfica do rio São Francisco não se relacionam às cheias ocorridas na região, que decorrem essencialmente do aumento das chuvas.
O tratamento de efluentes domésticos e industriais é essencial nas cidades que margeiam a calha principal do rio São Francisco, mas não nos municípios banhados apenas por seus afluentes.
A quantidade de água disponibilizada para a irrigação nos trechos médio e sub-médio do rio São Francisco é ilimitada, sendo a qualidade da água o motivo de preocupação do CBHSF.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...