Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Primeiros-socorros é o conjunto de medidas que devem ser tomadas de imediato, para se evitar o agravamento da saúde do acidentado. Em função disso,
a operação de tamponamento, imprescindível no tratamento de uma ferida com hemorragia, deve ser feita com gaze, algodão ou lenço de papel esterilizados, comprimindo-se o local sem apertar muito.
na queimadura causada por fogo, com as roupas da vítima ainda se incendiando, é preciso apagar o fogo, jogando água sobre as chamas ou abafando-as com uma manta, sendo vedado o uso de extintores.
no caso de intermação, caracterizada inicialmente pela pele quente e vermelha, é necessário diminuir a temperatura do corpo da vitima, retirando-a do local, umedecendo- lhe a cabeça e o tronco com água fria e oferecendo- lhe líquidos à vontade.
para melhorar a circulação do sangue no corpo da vítima de desmaio, é preciso posicionar seu corpo de maneira que sua cabeça fique mais elevada, além de afrouxar ou remover cintos e pulseiras.
no envenenamento com evidências de ter sido causado por gasolina, querosene, diluentes de tintas e ácidos fracos, deve-se fazer a vítima vomitar tão rápido quanto possível, o que pode ser feito mediante a introdução de uma colher ou mesmo um dedo, na boca da vítima.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...