A turma está estudando comparações entre grupos de animais vertebrados ou invertebrados. A professora levou para a classe um exemplar de animal aquático marinho que pode ser observado na foto e é popularmente conhecido como arraia ou raia.
Pediu aos alunos que dessem algum parentesco com outros grupos de animais que já tinham sido vistos nos livros.
− Marlene afirma que o bicho é um invertebrado, porque não tem esqueleto.
− Pedro diz que a arraia deve ser parente próximo das lulas e dos polvos, porque tem corpo mole.
Uma intervenção da professora que ajudará os alunos a distinguir os grupos de invertebrados e vertebrados deverá
trabalhar mais observações de outros invertebrados destacando que Marlene apontou um aspecto irrelevante para classificação.
pedir que memorizem outras características que distinguem vertebrados de invertebrados.
selecionar os invertebrados mencionados por Pedro e identificar a característica básica que os distingue dos vertebrados.
destacar o acerto da Marlene, e explicar que é uma propriedade dos vertebrados possuírem um esqueleto que ajuda na sustentação e locomoção.
recorrer a outros critérios de classificação para vertebrados e invertebrados uma vez que a presença de coluna vertebral não é suficiente para distinguir os animais mencionados por Pedro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...