As ferramentas de gestão de TI, COBIT e o ITIL, atuam em diferentes áreas de uma organização. Com relação aos aspectos de suas principais características, órgãos reguladores e pontos positivos, assinale entre as quatro opções, a única alternativa INCORRETA:
- A. CARACTERÍSTICAS: ITIL - Um conjunto de diretrizes baseadas em auditoria para processos, práticas e controles de TI. Voltado para redução de risco, enfoca integridade, confiabilidade e segurança; COBIT - Conjunto de melhores práticas para operações e gerenciamento de serviços de TI (como gerenciamento de service desk, incidente, mudança, capacidade, nível de serviço e segurança).
- B. OBJETIVOS: ITIL - Melhores práticas para TI como negócio Foco na gestão dos serviços em TI; COBIT - Governança em TI - Foco no Controle.
- C. ÓRGÃO REGULADOR: ITIL - ITSMF (IT Service Management Forum); COBIT - ISACA (Information Systems Audit and Control Association Inc.)
- D. PONTOS FORTES: ITIL - Bem estabelecido, amadurecido, detalhado e focado em questões de qualidade operacional e produção de TI. Pode ser combinado a CMMI para cobrir tudo relacionado a TI; COBIT - Permite que TI aborde riscos não endereçados explicitamente por outros modelos e que seja aprovada em auditorias. Funciona bem com outros modelos de qualidade, principalmente ITIL.