Seguindo as boas práticas preconizadas pelo COBIT 5, um Analista da área de TI elencou as seguintes perguntas:
− Como posso saber se as operações de um parceiro comercial são seguras e confiáveis?
− Como posso saber se a organização cumpre as regras e regulamentos aplicáveis?
− Como posso saber se a organização mantém um sistema eficiente de controle interno?
− Os parceiros comerciais têm a cadeia de informações entre eles sob controle?
De acordo com o COBIT 5, estas perguntas
- A. são dirigidas às partes interessadas externas. Estão relacionadas aos objetivos corporativos, versam sobre governança e gestão de TI da organização e servem como entrada para a cascata de objetivos.
- B. visam unificar a criação de valor para as diversas partes interessadas de uma organização. Gestão de contratos é negociar e decidir entre os interesses de valor das diferentes partes interessadas externas.
- C. indicam que o sistema de governança de TI deve considerar apenas as partes interessadas externas ao tomar decisões sobre a avaliação dos recursos, benefícios e riscos.
- D. referem-se às necessidades das partes interessadas internas e norteiam a cascata de objetivos do COBIT 5, que é o mecanismo de tradução das necessidades dos stakeholders em objetivos corporativos amplos e gerais.
- E. refletem a cascata de objetivos, que deve ser seguida à risca, pois contém o mapeamento universal entre os objetivos corporativos e os objetivos de TI e entre os objetivos de TI e os habilitadores do COBIT 5.