No Windows 2008, o comando NSLOOKUP auxilia o administrador de redes na verificação dos serviços oferecidos pela rede ao cliente. Esse serviço não é exclusividade dos sistemas operacionais da Microsoft, podendo ser executado também em sistemas operacionais Linux. Com relação ao comando NSLOOKUP,
- A. é necessário implementar o host header e, a seguir, verificar se esse host header está corretamente configurado pelo NSLOOKP, quando há mais de um Web site publicado em um servidor ISS.
- B. serve para acessar o servidor de DNS, permitindo o serviço SMTP funcionar, uma vez que o protocolo SMTP tem funcionamento vinculado ao DNS.
- C. serve para testar a conexão TCP na porta 53 do servidor de DNS para a verificação do processo de transferência de zona.
- D. funciona como um servidor local de DNS, apresentando ao cliente as entradas disponíveis por esse servidor, permitindo a esse cliente o correto funcionamento do serviço.
- E. faz uma consulta ao servidor de DNS vinculado à placa de rede do cliente, permitindo ao usuário fazer consultas e verificar o correto funcionamento do DNS da rede.