Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A respeito da prevenção e combate a incêndios, é certo afirmar que
para incêndios de classe B, envolvendo óleo, gasolina, graxa, tinta ou gás liqüefeito de petróleo, o uso do extintor tipo água só é aplicável se usado com jato pleno, pois na forma de neblina não tem qualquer eficácia.
ponto de inflamabilidade é a temperatura mínima em que o combustível começa a desprender vapores que, ao entrarem em contato com alguma fonte externa de calor, se incendeiam.
a combustão espontânea envolve a reação exotérmica que ocorre com algumas substâncias como os metais piróforos ou pirofóricos, ao entrarem em contato com o oxigênio do ar ou com agentes oxidantes.
um importante agente extintor é o halon, constituído por gases hidrogenados e que, em particular para incêndios da classe C, apresenta maior eficiência que o monóxido de carbono.
quando a propagação do calor é feita de molécula para molécula do corpo, por movimento vibratório, que será tanto mais intenso quanto maior for a condutividade térmica do material, tem-se o fenômeno da convecção.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...