Um gestor de TI pretende implantar os processos e as práticas do COBIT 5 no órgão em que trabalha e, para tal, adotará como referência o guia de implementação do COBIT, composto de sete fases.
Nessa situação hipotética,
- A. na terceira fase, em que a orientação do COBIT é definida, deve ser dada prioridade às iniciativas de alcance mais difícil, com vistas a transpor os principais obstáculos e facilitar a implementação.
- B. antes de se iniciar um novo ciclo, estritamente ao final da sétima fase, deve-se elaborar um estudo de caso que abranja os processos a serem implantados no próximo ciclo.
- C. planejar o programa e executar o plano são ações relacionadas diretamente e respectivamente à primeira e à segunda fase.
- D. a definição do escopo da implementação deverá ocorrer antes da identificação dos atuais pontos fracos e desencadeadores da aceitação da implantação dos processos.
- E. reconhecer pontos de dor e eventos desencadeadores no órgão, tais como perda de dados ou falha em projetos, é um fator importante para as iniciativas de implementação do COBIT.