Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A Ergonomia é uma área do conhecimento de grande relevância para o estudo da relação do homem com o trabalho, sendo certo que
se trata de recurso de engenharia a diminuição do risco de contrair os distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao trabalho com movimentação de caráter repetitivo, mediante a redução do tempo de exposição dos trabalhadores.
a obtenção de um inventário exaustivo das atividades realizadas pelos trabalhadores e suas possíveis interrelações é condição imprescindível à atuação do ergonomista na proposição de melhorias nas condições de trabalho.
seja usual, entre os leigos, que exista confusão entre seus princípios teóricos e os fundamentos da Administração Científica do Trabalho, conforme aplicada por Henry Ford na otimização das linhas de montagem da indústria automobilística americana.
as disciplinas que mobiliza permitem a seleção, com base em critérios ou atributos biopsicomecânicos, da mão de obra com características adequadas às demandas de um determinado processo de produção.
configura controle de caráter administrativo a realocação de tarefas de trabalho (como a rotação de trabalhadores pelos postos de trabalho), de forma que o trabalhador não gaste todo o tempo do turno em tarefas de alta demanda.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...