Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Entre os recursos de engenharia disponíveis para controlar ou eliminar os fatores de riscos associados aos distúrbios músculo-esqueléticos, tem-se
a concepção de estações de trabalho que sejam projetadas atentando para os valores antropométricos médios da população usuária e permitam a rotação de tarefas.
a seleção ou projeto de ferramentas que reduzam os esforços exigidos e os tempos necessários de utilização dessas ferramentas, permitindo a melhoria das posturas assumidas durante o trabalho.
implementação de normas de trabalho que permitam, aos trabalhadores, fazer pausas ou realizar alongamentos dentro de um ritmo de produção pré-estabelecido.
realocação de tarefas de trabalho (por exemplo, utilizar rotação de trabalhadores e dilatação do tempo), de forma a romper com a monotonia, permitindo variação na cadência de produção.
o reposicionamento do fluxo de produção e da posição relativa dos trabalhadores, de forma que não lhes seja exigida dedicação a tarefas de alta demanda durante todo o turno de trabalho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...