Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
A ineficiência na organização do trabalho pode predispor trabalhadores que executam atividades relacionadas, por exemplo, a movimentos com esforços estáticos e preensão prolongadas de objeto (apertar parafusos, jogar tênis), movimentos repetitivos de flexão e extensão dos dedos (digitar, operar mouse) e movimentos de flexão lateral do pescoço, a desenvolver certas patologias. A NR 17 tem como objetivo estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores de modo a proporcionar máximo conforto, segurança e desempenho eficiente. A organização do trabalho deve ser adequada a estas características psicofisiológicas e à natureza do trabalho a ser executado, levando em consideração os seguintes fatores, dentre outros:
Modo operatório; exigência de tempo; normas de produção e ritmo de trabalho.
Níveis de iluminação; modo operatório; retorno gradativo aos níveis de produção, após período de licença e jornada de trabalho reduzida, quando a atividade apresentar riscos ergonômicos.
Níveis de ruído; umidade relativa do ar; temperatura dentro de salas de controle; níveis de iluminação.
Pausa para descanso; avaliar o número máximo de toques no teclado, em se tratando de atividades de processamento eletrônico de dados; iluminação de forma a evitar ofuscamento e normas de produção e ritmo de trabalho.
Normas de produção da empresa; redução da jornada de trabalho, em caso de riscos, e pausa para descanso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...