Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Quando o trabalhador, no desempenho de suas atividades, está exposto a pelo menos dois contaminantes atmosféricos, deve-se considerar, na avaliação da exposição ocupacional, que
fica caracterizado o risco apenas quando um termo da soma das razões das concentrações atmosféricas por seus respectivos limites de tolerância for maior ou igual à unidade, e o valor para a mistura exceder o respectivo nível de ação.
a fórmula que considera aditivismo na ação sobre o organismo dos contaminantes não é aplicável para exposições simultâneas a agentes perigosos, com Limites Média Ponderada ou Valor Teto.
na inexistência de informações contrárias, substâncias diferentes que produzem o mesmo efeito sobre a saúde e atingem o mesmo órgão devem ser consideradas como sinérgicas.
se um dos contaminantes é um anestésico primário, que produz outro efeito além da anestesia, a ação da mistura sobre o organismo humano pode ser potencializada.
a fórmula aditiva se aplica a misturas com um número razoável de agentes, mas não a misturas complexas, com muitos componentes, como a gasolina, os produtos de combustão do diesel e os produtos de termodecomposição.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...