O BIOS detecta as configurações automaticamente a partir de informações transmitidas pela controladora do HD ou drive óptico, por isso existe pouca margem para erros de detecção. Utilizando um utilitário para setup do BIOS, é possível
- A. desativar as portas SATA e IDE da placa mãe ou configurá-las para operar em modo RAID. Como cada uma destas portas é controlada por um circuito separado dentro do chipset, é comum que caso uma das portas da placa se queime, as demais continuem funcionando.
- B. desativar as interfaces para drive óptico dentro da seção "Onboard Devices Configuration" do setup. Esta seção é padronizada e existe em todas as placas mãe.
- C. desativar o suporte a DMA para os HDs ligados às portas SATA. Desativar esta opção não afeta o desempenho dos drives, por isso é algo que deve ser realizado rotineiramente.
- D. ativar o suporte a DMA para os HDs ligados aos drives ópticos dentro da seção "Optical Devices DMA Transfer" presente no setup de todas as placas mãe. Desativar o DMA pode ser usado para tentar solucionar problemas relacionados à detecção dos HDs ou corrupção dos dados.
- E. ativar as duas portas SATA ligadas ao controlador extra, presente em todas as placas. Como é possível dar boot através de HDs ligados a estas duas portas, estas são as mais utilizadas.