A exposição dos trabalhadores a produtos químicos em sua atividade profissional leva à necessidade de investigar a toxicidade dessas substâncias, assim como a maneira que agem no organismo humano. Essa é a área de conhecimento de que se ocupa a Toxicologia Industrial, sendo que
- A. após uma exposição, as interações entre as substâncias tóxicas e o organismo vivo compreendem duas fases distintas: aquela chamada toxicodinâmica, em que ocorrem os efeitos das substâncias tóxicas no organismo, e a fase toxicocinética, em que se dão os efeitos do organismo nas substâncias tóxicas.
- B. a difusão passiva é considerada um mecanismo acessório, de menor importância, que é utilizado raramente pelas substâncias químicas para atravessar as membranas celulares e depende fundamentalmente da espessura da membrana e da área disponível.
- C. a metabolização ou biotransformação de uma substância tóxica envolve processos fisiológicos conduzidos por enzimas específicas, aptas a esse tipo de demanda, que normalmente não são mobilizadas pelo organismo.
- D. a osmose facilitada consiste em um sistema de transporte mediado por um xenobiótico que tem a capacidade de mover uma molécula através de uma membrana que separe meios com concentrações francamente distintas.
- E. um mecanismo cada vez mais aceito como um dos mais comuns da ação tóxica no organismo é a quelação, que provoca a combinação química de uma estrutura inorgânica com um sal, que está firmemente ligado à estrutura inorgânica.