Várias técnicas são utilizadas para garantir a integridade do Banco de Dados, entre elas o gerenciamento de transações e o controle de concorrência. Em relação aos problemas gerados pela falta de gerenciamento das transações, pode-se ter a perda de atualização dos dados, a leitura sujar os dados e a agregação incorreta. Considerando os problemas mencionados no enunciado, podemos afirmar que
a perda de atualização de dados pode ocorrer em decorrência de alguma falha na transação no momento que estava sendo feita uma atualização nos dados. Neste caso, devido à falha na transação, os itens manipulados voltam ao seu estado anterior, mas antes de sua ocorrência, outra transação pode ter acessado o valor do item já atualizado.
A leitura suja pode ocorrer quando duas transações que acessam os mesmos itens têm suas operações executadas de forma entrelaçada, gerando valores incorretos em um dos itens.
A agregação incorreta envolve a execução de comandos ou funções, tais como somas e médias. No momento da falha pode haver uma ou mais transações que estão atualizando o banco de dados e a função pode efetuar cálculos com alguns valores atualizados e outros não.
O mais grave de todos é a agregação incorreta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...