Ciência da Computação - Banco de Dados - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No modelo de dados utilizado nos bancos de dados relacionais,
permite-se a manipulação de sistemas de árvores em rede para armazenamento de informações relativas aos espectros refletidos nos bytes que são obtidos em imagens processadas por satélites de sensoriamento remoto.
os dados são estruturados em hierarquias ou árvores. Os nós das hierarquias contêm ocorrências de registros, e cada registro é uma coleção de campos (atributos), cada um destes contendo apenas uma informação. O registro da hierarquia que precede a outros é o registro-pai, e os outros são chamados de registrosfilhos.
os registros são organizados em grafos com um único tipo de associação (set) que define uma relação 1:N entre dois tipos de registros: proprietário e membro. Dessa maneira, dados dois relacionamentos 1:N entre os registros A e D e entre os registros C e D, será possível construir um relacionamento M:N entre A e D.
podem-se construir mais facilmente alguns sistemas como CAD e CAM, usando-se tipos complexos de dados. A habilidade para criar os tipos de dados necessários é uma característica das linguagens de programação orientadas a objetos. Contudo, esses sistemas necessitam guardar representações das estruturas de dados que utilizam no armazenamento permanente.
permite-se uma independência de dados nos sistemas gerenciadores de banco de dados e providencia-se um conjunto de funções apoiadas em álgebra relacional para armazenamento e recuperação de dados, tendo por base a teoria dos conjuntos e a álgebra relacional. Esse modelo foi resultado de um estudo teórico realizado por Codd.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...