Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 15 - Atividades e Operações Insalubres - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
O asbesto ou amianto é um agente cancerígeno e está associado a um tipo raro de câncer, o mesotelioma de pleura. O Brasil, produtor e consumidor de asbesto, tem cerca de 80% de sua produção consumidos no mercado interno. Segundo norma regulamentadora NR 15, em seu anexo 12, exposição ao asbesto significa
exposição em determinados locais às partículas respiráveis (com diâmetro inferior a 5 micrômetros e comprimento maior que 10 micrômetros) deste agente cancerígeno.
exposição, no trabalho, às fibras de asbesto respiráveis ou poeiras de asbesto em suspensão no ar originada pelo asbesto ou por minerais, materiais ou produtos que contenham asbesto.
inalação da poeira de asbesto (partículas com diâmetro inferior a 10 micrômetros) no ar em locais, como mineração ou fábricas de produtos têxteis.
inalação de fibras de asbesto respiráveis que possuem diâmetro inferior a 1 micrômetro e comprimento maior que 10 micrômetros.
contato manual e inalação ao asbesto (partículas com diâmetro inferior a 1 micrômetro) durante o trabalho com construção civil e mineração.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...