Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 15 - Atividades e Operações Insalubres - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em relação à avaliação e controle da exposição dos trabalhadores a temperaturas extremas, é correto afirmar que
a condução é o mecanismo de troca de calor predominante para o trabalhador que, no desempenho de suas funções, encontra-se em ambiente com fontes de calor radiante que implicam grande gradiente térmico.
o risco e a severidade da sobrecarga fisiológica por calor quase não sofrem variação entre os trabalhadores de uma mesma equipe de trabalho, que se encontram sob as mesmas condições de sobrecarga térmica.
quando a quantidade de calor que o corpo ganha é maior que a quantidade de calor perdida, a primeira defesa do organismo é a vasoconstrição periférica dos vasos sanguíneos, que implica maior velocidade no fluxo sanguíneo e, consequentemente, na troca térmica com o meio.
o Índice de Bulbo Úmido-Termômetro de Globo IBUTG é um índice secundário útil à determinação da contribuição ambiental à sobrecarga térmica, pois considera a transmissão de calor por irradiação, condução e convecção.
aumentos prolongados na temperatura do núcleo do corpo e exposições crônicas a altos níveis de sobrecarga térmica estão associados com doenças, tais como: infertilidade temporária, frequência cardíaca elevada, distúrbios do sono, fadiga e irritabilidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...