Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Como é comum entre os processos de soldagem, há, no processo oxiacetilênico, o emprego de uma grande concentração de energia. A prevenção de acidentes, nesse trabalho e nas atividades correlatas, exige que
se atente, no gerenciamento das condições de trabalho, para o fato de esse tipo de soldagem, inversamente ao processo a arco elétrico, produzir altas concentrações de fumos metálicos, além de CO, CO2 e outros gases presentes como impurezas no acetileno.
na regulagem da chama, o operador proteja seus olhos com óculos providos de lentes azul-cobalto, que têm a propriedade de filtrar adequadamente a grande quantidade de radiações ultravioletas produzidas na variação do fluxo de oxigênio e acetileno.
sejam tomadas algumas precauções no manuseio e armazenamento dos cilindros de oxigênio, como a alternância de cilindros cheios e vazios no depósito e o isolamento de qualquer fonte de calor que tenha potencial para elevar a temperatura dos cilindros até os 50º C (cinquenta graus centígrados).
o cilindro de acetileno possua válvula de retenção que permite o fluxo de gás somente em um sentido e impede o retrocesso do gás mediante um dispositivo de vedação, que também tem a capacidade de impedir o retrocesso da chama.
não se toque a poça de fusão com a chama primária ou se aproxime exageradamente o maçarico da zona de soldagem, pois, além desses procedimentos causarem defeitos na junta soldada, criam o risco de retrocesso de chama e, consequentemente, de explosões.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...