Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 13 - Caldeiras e Vasos de Pressão - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Quanto à segurança no trabalho com caldeiras e vasos sob pressão, é correto afirmar que
entre as razões técnicas que inviabilizam o teste hidrostático, tem-se o efeito prejudicial do fluido de teste a elementos internos do vaso, a impossibilidade técnica de purga e a existência de revestimento interno.
a ausência de instrumento que indique a pressão de vapor acumulado ou de sistema de indicação para controle do nível de água exige que o operador esteja atento à calibração da válvula de segurança da caldeira.
o teste de acumulação deve ser executado com todas as saídas de vapor e válvulas de alívio abertas, para que a pressão interna no vaso não ultrapasse os parâmetros de projeto.
os dispositivos de segurança como os pressostatos, reguladores de pressão e malhas de controle devem avaliar a pressão do vaso, independentemente das causas que provocaram a sobrepressão.
a qualidade da água e suas propriedades físico-químicas têm repercussão na vida útil da caldeira, sendo regra geral que quanto menor a pressão de operação, mais acurados deverão ser os requisitos de tratamento de água.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...