O modelo de referência de processo do COBIT 5 divide os processos de TI da organização em 2 domínios principais. Um deles é denominado
- A. Gestão e contém 5 processos, dentro dos quais são definidas práticas para Avaliar, Dirigir e Monitorar (Evaluate, Direct and Monitor - EDM).
- B. Recursos Genéricos, que garante que as necessidades, condições e opções das partes interessadas sejam avaliadas a fim de determinar objetivos corporativos acordados e equilibrados.
- C. Recursos Genéricos, que garante que as necessidades, condições e opções das partes interessadas sejam avaliadas a fim de determinar objetivos corporativos acordados e equilibrados.
- D. Gestão, que oferece cobertura de TI de ponta a ponta. Engloba as áreas responsáveis por Planejar, Construir, Executar e Monitorar (Plan, Build, Run and Monitor - PBRM).
- E. Governança, que é responsável pelo planejamento, desenvolvimento, execução e monitoramento das atividades em consonância com a direção definida pelo órgão de governança a fim de atingir os objetivos corporativos.