Considere, por hipótese, que um Analista de Sistemas foi solicitado a oferecer ao órgão de governança da Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso classificações para as avaliações a fim de medir e monitorar as capacidades atuais dos processos implantados com base no COBIT 5. Para avaliar se um processo atinge seus objetivos, ou seja, atinge a capacidade nível 1, ele utilizou a escala recomendada pelo COBIT. Esta escala é formada por níveis dentre os quais, se encontra
- A. I (insuficiente) − Não há nenhuma evidência do atingimento de atributos definidos no processo avaliado (atingimento 0%).
- B. P (pouco atingido) − Há o início de evidência do atingimento de atributos definidos no processo avaliado (atingimento de 1 a 25%).
- C. B (regularmente atingido) − Há um aspecto regular no atingimento do atributo definido no processo avaliado. Alguns aspectos do atingimento do atributo ainda podem ser imprevisíveis (26 a 49% de atingimento).
- D. L (amplamente atingido) − Há evidência da abordagem sistemática e atingimento significativo do atributo definido no processo avaliado. Alguns pontos fracos referentes a este atributo podem existir no processo avaliado (50 a 85% de atingimento).
- E. C (sistematicamente atingido) − Há evidência da abordagem completa e sistemática e pleno atingimento do atributo definido no processo avaliado. São poucos os pontos fracos significativos referentes a este atributo no processo (86 a 100% de atingimento).