Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 12 - Máquinas e Equipamentos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Em relação à proteção de máquinas, é correto afirmar que
existem duas possibilidades de formação de pontos entrantes pelas partes giratórias das máquinas: partes com eixos paralelos que giram em direções opostas e partes móveis girantes e tangenciantes, como correia de transmissão de força e sua polia.
entre os requisitos mínimos que a proteção de uma máquina tem de atender para garantir a segurança contra os riscos mecânicos têm-se: prevenir contato, possuir estabilidade no tempo, proteger contra quedas de objetos e não criar perigos novos.
entre as partes móveis que apresentam riscos mecânicos têm-se os pontos de operação, que incluem os seguintes componentes: volantes, polias, correias, conexões de eixos, junções, engates, fusos, correntes, manivelas e engrenagens.
as máquinas e equipamentos devem ter dispositivos de acionamento e parada localizados de maneira que seja acionado ou desligado pelo operador de sua posição de trabalho e não possa ser acionado ou desligado por terceiros.
entre os dispositivos sensores de posição, tem-se o sensor eletromecânico, que usa um feixe de ondas eletromagnéticas, que é parte integrante do circuito de controle da máquina e atua mediante formação de um campo eletromagnético.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...