Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A eletricidade, preciosa forma de energia da sociedade moderna, exige, para a prevenção de acidentes com sua geração, transmissão e utilização, uma série de medidas. Entre as práticas recomendáveis e os conceitos aplicáveis, tem-se que
à ligação elétrica efetiva do circuito à terra, que tem como principal finalidade garantir a diferença de potencial, chama-se aterramento elétrico provisório, que deve ser mantido enquanto durarem as operações.
a utilização de dispositivos eletromecânicos como as chaves blindadas para o acionamento e desligamento de motores exige a instalação, antes do circuito de seccionamento, de um filtro de linha.
deve-se considerar zona controlada de um sistema elétrico de potência o entorno de parte condutora energizada, não segregada, acessível, inclusive acidentalmente, de dimensões proporcionais à tensão.
as medidas de proteção coletiva compreendem, prioritariamente, a desenergização elétrica conforme estabelecido em Norma Regulamentadora específica e, na sua impossibilidade, o emprego de tensão de segurança.
os serviços em instalações elétricas energizadas em alta tensão, bem como aqueles executados no sistema elétrico de potência, que exigem trabalho individual, devem ser confiados a trabalhadores especializados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...