Há dispositivos que podem ser inseridos na infraestrutura de rede com o objetivo de adicionar mais segurança. Dentre eles se encontram
- A. DS e IPS. O IDS, ao detectar um tráfego malicioso, gera alarmes e logs e as ações de combate são tomadas pelo administrador da rede. O IPS é embarcado com inteligência reativa a um fluxo identificado como malicioso.
- B. firewalls, equipamentos nos quais são implementadas regras que bloqueiam todo o tráfego de entrada ou saída. Cada firewall analisa o conteúdo dos pacotes TCP que o atravessam e autoriza ou nega o fluxo.
- C. firewalls stateless e stateful. Um firewall stateful não guarda em memória o estado das conexões estabelecidas e o stateless mantém em memória uma tabela que armazena o estado das conexões perigosas.
- D. firewalls statefull, que identificam pacotes que estão iniciando uma nova conexão e pacotes pertencentes a uma conexão já estabelecida, sendo o tipo de firewall mais eficiente para detectar uma tentativa de ataque.
- E. IDS e IPS, que devem ser posicionados um ao lado do outro dentro da rede, antes do firewall, para detectar tráfego malicioso e avisar que o firewall deve fazer o bloqueio.