A eliminação ou a redução da exposição às condições de risco e a melhoria dos ambientes de trabalho para promoção e proteção da saúde do trabalhador constituem um desafio. Com relação às condições de risco, assinale a alternativa INCORRETA.
- A. O conceito de risco é bidimensional, representando a possibilidade de um efeito adverso ou dano e a incerteza da ocorrência, distribuição no tempo ou magnitude do resultado adverso.
- B. Segundo as normas vigentes, a exposição ao ruído não deve ultrapassar 85 dBA para uma exposição ocupacional de 8 horas diárias, porém pode ir a 88 dBA para 4 horas diárias ou a 91 dBA para 2 horas diárias.
- C. Produtos químicos em forma de grânulos ou escamas são seguros para os trabalhadores, pois em contato com a pele íntegra não são absorvidos, mesmo em contato com o suor, como, por exemplo, o pentaclorofenol.
- D. Quando o agente etiológico possui como porta de entrada a via respiratória, devemos atentar para o modo de respirar do trabalhador, se pelo nariz ou pela boca, e ao tipo de atividade, uma vez que o trabalho mais pesado requer maior ventilação pulmonar.
- E. A respiração pela boca aumenta o depósito de poeira respirável na região alveolar, em comparação à respiração pelo nariz.