O Plano de Gerenciamento dos Custos (PGC) delimita o formato e estabelece critérios para o planejamento, estruturação, estimativa, orçamento e controle dos custos do projeto. Dentre estes critérios, considere:
I. Unidades de medida. Cada unidade usada em medições (como horas e dias de pessoal, semanas ou preço global) é definida para cada um dos recursos.
II. Software de gerenciamento de projetos. É definido um software de gerenciamento de projetos para agendamento, que fornece a habilidade de se rastrear datas planejadas versus datas reais e prever os efeitos de mudanças no cronograma.
III. Associações com procedimentos organizacionais. A Estrutura Analítica do Projeto (EAP) fornece a estrutura para o PGC, gerando consistência com as estimativas, orçamentos e controle de custos.
IV. Custo da qualidade. É definido o custo da qualidade, que inclui todos os custos incorridos durante a vida do produto por investimentos na prevenção do não-cumprimento dos requisitos e na avaliação do produto ou serviço quanto ao cumprimento dos requisitos.
V. Regras para medição do desempenho. As regras para medição do desempenho do Gerenciamento do Valor Agregado (GVA) são estabelecidas.
VI. Formatos de relatórios. Os formatos e frequências para vários relatórios de custos são definidos.
De acordo com o guia PMBoK 4a edição, fazem parte do PGC APENAS os critérios
I, II, III e V.
II, IV e VI.
III, IV, V e VI.
I, III, V e VI.
II, III, IV e V.
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