Processos estatísticos podem ser utilizados para a identificação, padronização, medição e controle de processos de desenvolvimento de software. Com relação ao uso das Cartas (ou Gráfi cos) de Controle para esse fim, é correto afirmar que
elas indicam que um processo sob controle é aquele sujeito à ação de causas especiais e livre de causas aleatórias.
seus limites são determinados com base na média e no desvio-padrão da distribuição da variável X quando o processo está isento de causas especiais.
um ponto acima do limite superior de um gráfico de controle indica que o processo está se aproximando da sua meta de controle. De forma oposta, um ponto abaixo do limite inferior indica o afastamento da meta de controle.
processos destinados ao controle de qualidade de desenvolvimento devem assumir 100% como meta para confecção de Cartas de Controle, tendo 0% como limite inferior e limite superior igual à meta. Nesses casos o desvio-padrão do processo tende a 0%.
uma amostra que indique um ponto acima ou abaixo do limite representado por 5 sigmas, onde sigma é igual ao desvio-padrão da amplitude das últimas 25 amostras, indica uma tendência de melhoria contínua do processo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...