No caso de ocorrer um evento que atinja recursos de TI vitais para uma organização, é essencial colocar rapidamente em ação um plano que reduza os impactos da interrupção de funções críticas e recupere as operações. Especialistas recomendam ações para se criar um bom plano de contingência, dentre as quais NÃO se encontra:
- A. Desenvolver um documento de análise de risco. O comitê gestor de crise deve preparar uma análise de risco que inclua o impacto nos negócios em caso de desastres naturais, técnicos e humanos.
- B. Estabelecer prioridades. Tudo o que é crítico dentro de cada departamento deve ser cuidadosamente analisado e classificado.
- C. Preparar um documento que descreva em detalhes os procedimentos a serem tomados. A equipe de TI deve revisar, aprovar e publicar o plano de contingência, dispensando o apoio da alta gerência nesta tarefa.
- D. Criar procedimentos padrão para testes. É essencial que o plano de recuperação de desastres seja testado em uma base realista para checar se a organização está segura ou apontar procedimentos que devam ser aperfeiçoados.
- E. Montar um comitê de gestão de crise. A formação do comitê deve levar em consideração características pessoais e profissionais necessárias para cada desafio.